domingo, 28 de agosto de 2011

Materiais adicionais:

Veja como utilizar as histórias em quadrinhos em sua prática pedagógica.

Para saber mais leia:

http://www.mel.ileel.ufu.br/pet/amargem/amargem2/estudos/MARGEM1-E31.pdf

http://www.pucsp.br/pos/lael/intercambio/pdf/ramos.pdf


http://www.4shared.com/document/45mt8lP5/moacy_cirne_-_a_exploso_criati.html


Sites para elaboração de Histórias em quadrinhos.

Quer criar suas próprias HQs?
Acesse os sites:

www.turmadamonica.com.br/software/fwelcome.html
www.storybird.com

Agora é só soltar a criatividade!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Reportagem relacionada com o tema:




10/08/2011 10:54:56
Turma da Mônica faz arte no MAMM...literalmente!

Museu em Juiz de Fora recebe exposição “História em Quadrões”, de Mauricio de Sousa

Sem qualquer trocadilho, a Turma da Mônica pinta o sete no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), em Juiz de Fora (MG), a partir de 12 de agosto, quando o espaço recebe a exposição História em Quadrões – Pinturas de Mauricio de Sousa. Uma mostra, na qual o desenhista faz releituras de grandes obras-primas da história da arte mundial.

Mauricio dedicou-se a essa produção de pinturas e esculturas a partir de 1989. A proposta é estimular crianças e jovens a visitarem os museus aprendendo sobre os grandes mestres das artes e, ao mesmo tempo, se divertirem. Assim, Mônica, Cebolinha, Chico Bento, Cascão e Magali, ao lado de alguns outros tantos personagens do desenhista, fazem poses famosas numa alusão às importantes criações das artes plásticas.

Leonardo da Vinci, Michelangelo, Monet, Van Gogh e Portinari: Mauricio de Sousa voou longe e trouxe 22 obras, entre pinturas (acrílica sobre tela) e esculturas, nos quais seus personagens parodiam grandes ícones da história da humanidade. Todos expostos na galeria Convergências do MAMM.
Disponível em:
http://www.meujornal.com.br/cbm/jornal/materias/integra.aspx?id=1023970
Acesso em: 19/08/2011

Tema: Utilização das histórias em quadrinhos na sala de aula (Softwares Educativos - HQ)


Tema central da atividade educacional:

Tema: Utilização das histórias em quadrinhos na sala de aula (Softwares Educativos - HQ)
    Objetivos de aprendizagem:
                 
Laboratório de Informática (com o software HQ instalado).

  • Proporcionar aos participantes uma experiência prazerosa de criação de histórias em quadrinhos na sala de aula (laboratório de informática);
  • Instrumentalizar os alunos para o uso do Software Educacional HQ para fins educacionais;
  • Facilitar o processo de leitura e escrita através das histórias em quadrinhos;
  • Utilizar a conta de e-mail dos alunos.
                                                                                                
Segmento de ensino e série envolvidos:

 Alunos do ensino fundamental – 6º ao 9º ano.

Ferramentas da Web 2.0 utilizadas:

Computador com acesso a internet, software educacional HQ, conta de e-mail (Gmail) para compartilhamento e envio das histórias elaboradas.

Metodologia de aplicação:

         Exibição de slides referentes ao tema (parte teórica), bem como exibição de um tutorial de utilização do software HQ (turma da Mônica).
A oficina será ministrada no laboratório de informática (com o software HQ instalado) onde serão feitas inicialmente a demonstração de exemplos de  histórias em quadrinhos criados com a utilização do (HQ – turma da Mônica).          
Posteriormente, os alunos terão a oportunidade de criação de suas próprias histórias em quadrinhos juntamente com os alunos.
Promover de forma prazerosa a prática da escrita e da leitura, de forma lúdica e criativa, além de favorecer a utilização dos recursos necessários para o uso da imaginação dos alunos através da criação de histórias em quadrinhos.
Facilitar o processo de criação de histórias em quadrinhos com a utilização do software HQ para fins pedagógicos.

Formas de Avaliação: A avaliação se dará ao longo do processo, buscando valorizar os conhecimentos prévios dos alunos e agregando novos saberes, para tal serão considerados a forma de organização das ideias, escrita, criatividade e também as habilidades no manuseio dos recursos disponíveis (software educacional).
                              
Cronograma:
1ª AULA - 2h/a
Apresentação - Teórica
2ª AULA - 2h/a
Realização da parte prática

Material de apoio:
Apresentação slides (Powerpoint) – parte teórica (tipos de histórias  em quadrinhos e elementos que a caracterizam).
Tutorial de utilização do HQ

Recursos Necessários:
Laboratório de Informática com (software HQ instalado).

Referências Bibliográficas:

CIRNE, Moacy. A explosão criativa dos quadrinhos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1970.
VERGUEIRO, Waldomiro (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

Sites da internet: