Tema central da atividade educacional:
Tema: Utilização das histórias em quadrinhos na sala de aula (Softwares Educativos - HQ)
Objetivos de aprendizagem:
Laboratório de Informática (com o software HQ instalado).
- Proporcionar aos participantes uma experiência prazerosa de criação de histórias em quadrinhos na sala de aula (laboratório de informática);
- Instrumentalizar os alunos para o uso do Software Educacional HQ para fins educacionais;
- Facilitar o processo de leitura e escrita através das histórias em quadrinhos;
- Utilizar a conta de e-mail dos alunos.
Segmento de ensino e série envolvidos:
Alunos do ensino fundamental – 6º ao 9º ano.
Ferramentas da Web 2.0 utilizadas:
Computador com acesso a internet, software educacional HQ, conta de e-mail (Gmail) para compartilhamento e envio das histórias elaboradas.
Metodologia de aplicação:
Exibição de slides referentes ao tema (parte teórica), bem como exibição de um tutorial de utilização do software HQ (turma da Mônica).
A oficina será ministrada no laboratório de informática (com o software HQ instalado) onde serão feitas inicialmente a demonstração de exemplos de histórias em quadrinhos criados com a utilização do (HQ – turma da Mônica).
Posteriormente, os alunos terão a oportunidade de criação de suas próprias histórias em quadrinhos juntamente com os alunos.
Promover de forma prazerosa a prática da escrita e da leitura, de forma lúdica e criativa, além de favorecer a utilização dos recursos necessários para o uso da imaginação dos alunos através da criação de histórias em quadrinhos.
Facilitar o processo de criação de histórias em quadrinhos com a utilização do software HQ para fins pedagógicos.
Formas de Avaliação: A avaliação se dará ao longo do processo, buscando valorizar os conhecimentos prévios dos alunos e agregando novos saberes, para tal serão considerados a forma de organização das ideias, escrita, criatividade e também as habilidades no manuseio dos recursos disponíveis (software educacional).
Cronograma:
1ª AULA - 2h/a | Apresentação - Teórica |
2ª AULA - 2h/a | Realização da parte prática |
Material de apoio:
Apresentação slides (Powerpoint) – parte teórica (tipos de histórias em quadrinhos e elementos que a caracterizam).
Tutorial de utilização do HQ
Recursos Necessários:
Laboratório de Informática com (software HQ instalado).
Laboratório de Informática com (software HQ instalado).
Referências Bibliográficas:
CIRNE, Moacy. A explosão criativa dos quadrinhos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1970.
VERGUEIRO, Waldomiro (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.
Sites da internet:
Que lindooo!!!!! Amei o seu blog, Renata!!!
ResponderExcluirParabens pela ideia dos quadrinhos!
Sheila
Adorei!
ResponderExcluirParabéns. Também gosto muito de quadrinhos. Passe lá em http://ensineducamix.blogspot.com/2011/07/nossa-lingua-e-quadrinhos-ler-e.html.
Depois coloque "quadrinhos" no espaço de pesquisa e veja o como gosto de quadrinhos. Venha me fazer uma visita e ser também minha seguidora. Vai ser um prazer nosso contato.