sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Tema: Utilização das histórias em quadrinhos na sala de aula (Softwares Educativos - HQ)


Tema central da atividade educacional:

Tema: Utilização das histórias em quadrinhos na sala de aula (Softwares Educativos - HQ)
    Objetivos de aprendizagem:
                 
Laboratório de Informática (com o software HQ instalado).

  • Proporcionar aos participantes uma experiência prazerosa de criação de histórias em quadrinhos na sala de aula (laboratório de informática);
  • Instrumentalizar os alunos para o uso do Software Educacional HQ para fins educacionais;
  • Facilitar o processo de leitura e escrita através das histórias em quadrinhos;
  • Utilizar a conta de e-mail dos alunos.
                                                                                                
Segmento de ensino e série envolvidos:

 Alunos do ensino fundamental – 6º ao 9º ano.

Ferramentas da Web 2.0 utilizadas:

Computador com acesso a internet, software educacional HQ, conta de e-mail (Gmail) para compartilhamento e envio das histórias elaboradas.

Metodologia de aplicação:

         Exibição de slides referentes ao tema (parte teórica), bem como exibição de um tutorial de utilização do software HQ (turma da Mônica).
A oficina será ministrada no laboratório de informática (com o software HQ instalado) onde serão feitas inicialmente a demonstração de exemplos de  histórias em quadrinhos criados com a utilização do (HQ – turma da Mônica).          
Posteriormente, os alunos terão a oportunidade de criação de suas próprias histórias em quadrinhos juntamente com os alunos.
Promover de forma prazerosa a prática da escrita e da leitura, de forma lúdica e criativa, além de favorecer a utilização dos recursos necessários para o uso da imaginação dos alunos através da criação de histórias em quadrinhos.
Facilitar o processo de criação de histórias em quadrinhos com a utilização do software HQ para fins pedagógicos.

Formas de Avaliação: A avaliação se dará ao longo do processo, buscando valorizar os conhecimentos prévios dos alunos e agregando novos saberes, para tal serão considerados a forma de organização das ideias, escrita, criatividade e também as habilidades no manuseio dos recursos disponíveis (software educacional).
                              
Cronograma:
1ª AULA - 2h/a
Apresentação - Teórica
2ª AULA - 2h/a
Realização da parte prática

Material de apoio:
Apresentação slides (Powerpoint) – parte teórica (tipos de histórias  em quadrinhos e elementos que a caracterizam).
Tutorial de utilização do HQ

Recursos Necessários:
Laboratório de Informática com (software HQ instalado).

Referências Bibliográficas:

CIRNE, Moacy. A explosão criativa dos quadrinhos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1970.
VERGUEIRO, Waldomiro (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

Sites da internet:

2 comentários:

  1. Que lindooo!!!!! Amei o seu blog, Renata!!!
    Parabens pela ideia dos quadrinhos!

    Sheila

    ResponderExcluir
  2. Adorei!
    Parabéns. Também gosto muito de quadrinhos. Passe lá em http://ensineducamix.blogspot.com/2011/07/nossa-lingua-e-quadrinhos-ler-e.html.
    Depois coloque "quadrinhos" no espaço de pesquisa e veja o como gosto de quadrinhos. Venha me fazer uma visita e ser também minha seguidora. Vai ser um prazer nosso contato.

    ResponderExcluir